domingo, 17 de novembro de 2013

Aula 18
15.11-2013



Nesta aula começámos por fazer um exercício a fim de converter, no nosso pormenor construtivo, polegadas para metros, em expressões como 3 + 9/16.
    • Começámos por abrir um novo ficheiro no NotePad++ a fim de criar um comando com as seguintes direcções.

    - Em que as variáveis tomam os seguintes valores:
    • a=3
    • b=9
    • c=16

    • Guardar o ficheiro com o nome "cv2"em formato .lsp.


    - No AutoCad
    • Comando APPLOAD - ENTER -carregar o ficheiro "cv2".



    • Comando (cv2 3 9 16) - ENTER, cujo resultado é 0.075metros.


    Este comando será utilizado para descobrir a partir da escala do desenho e de uma medida retirada do mesmo, o objecto à escala real.



    Após o esclarecimento de dúvidas relativas ao pormenor e à escala iniciámos um novo exercício.
    -Criação de um cubo hiperbólico cujas características são:
    • 8 vértices;
    • 6 faces com os mesmo ângulos - que são hiperbolóides;
    • 12 arestas - que são hipérboles. 


    • Comando BOX - ENTER - 0,0 - ENTER - 100,100,100 - ENTER



    • Comando VPOINT - ENTER - 0,0 - ENTER - 1,-1,2 - ENTER.



    • Comando SHADEMODE - ENTER - SKETCHY - ENTER.



    -Para voltar à visualização anterior:
    • Comando SHADEMODE - ENTER - 2DWIREFRAME - ENTER.


    • Criar um layer de nome "rectângulo"  de cor vermelha e torná-lo layer de trabalho.


    • Comando OSNAP - ENTER: manter seleccionadas as seguintes opções:


    • Comando LINE - ENTER - seleccionar os pontos pela ordem apresentada.


    • Comando - LINE - ENTER - criar uma linha resultante da união do ponto médio de duas arestas. 


    • Comando LINE - ENTER - criar uma linha resultante da união do ponto médio das duas diagonais das faces.


    -Recorremos a um novo comando UCS que gere o sistema de coordenadas:
    • Comando UCS - ENTER - 3P - ENTER - seleccionar os pontos pela ordem apresentada


    • Congelar o layer do cubo, layer "0" de modo a aparecerem apenas as linhas vermelhas.


    • Comando PLAN - ENTER - ENTER.


    -As várias entidades representadas em plans correspondem a:
    a)Assimptota
    b)Assimptota
    c)Centro da hipérbole
    d)Eixo Vertical
    e)Eixo Transversal

    • Comando OFFSET - ENTER - 15 - ENTER - seleccionar o eixo vertical - ENTER - mover o cursor para a esquerda. 


    • Comando POINT - ENTER - seleccionar o ponto resultante da intersecção do eixo vertical com o eixo transversal.




    -Para que o ponto seja visível vamos regenerar o modelo:
    • Comando PDMODE - ENTER - 35 - ENTER.


    • Apagar a recta vertical auxiliar que originou o tal ponto.


    • Criar um novo layer de nome "pontos da hipérbole" e torná-lo layer de trabalho.


    -Desenhar uma circunferência cujo raio vai desde o ponto CH(centro da hipérbole) ao ponto criado.
    • Comando CIRCLE - ENTER



    -Copiar o eixo vertical para a intersecção da circunferência auxiliar com a assimptotas a).
    • Comando COPY - ENTER - seleccionar a recta vertical - ENTER - arrastá-la para os locais pretendidos.

    • Seleccionar o layer "pontos da hipérbole".
    • Comando POINT - ENTER - seleccionar o ponto resultante da intersecção do ET com a recta vertical copiada.


    • Apagar as entidades auxiliares: circunferência e a recta vertical.


    -Para criar dois pontos também no lado direito:
    •  Comando MIRROR - ENTER - seleccionar os dois pontos - ENTER - seleccionar dois pontos do EV - ENTER.


    • Comando OFFSET - ENTER - 20 - ENTER - seleccionar a recta vertical - ENTER - deslocar o rato para o lado esquerdo clicar(criando uma recta) - clicar noutro ponto mais à esquerda(criando outro recta) - clicar noutro ponto mais à esquerda da última recta(criando outra) - ENTER.


    • Comando EXTEND - ENTER - seleccionar a última recta vertical da esquerda - ENTER - seleccionar ET - ENTER.



    -Evidenciar as intersecções das três rectas criadas com ET:

    • Comando POINT - ENTER - seleccionar  os três pontos resultantes da intersecção das três rectas verticais com ET.

    • Atribuição de números aos pontos para uma mais fácil explicação.


    • Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e raio 3.




    • Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o centro da circunferência: ponto 2  - ENTER - ENTER.




    - Apagar o primeiro círculo auxiliar.
    • Comando ERASE - ENTER.




    • Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 3.





    • Comando CIRCLE - ENTER - O centro da circunferência é o ponto 2' e este círculo apresenta o mesmo raio que o anterior.


    • Comando ERASE - ENTER( Apagar o círculo feito antes deste último.)



    - Marcar os dois primeiros pontos da hipérbole, resultantes da intersecção das duas circunferências:
    • Comando POINT - ENTER.




    - Apagar os círculos auxiliares.

    • Comando ERASE - ENTER.






    Repetimos o mesmo processo para as restantes rectas verticais(duas) de modo a definir os seis prontos pretendidos.


    -Segunda recta vertical:

    • Comando CIRCLE  - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e o raio é também definido pelo ponto 4. 







    -Criar um círculo com centro no ponto 2 e raio igual ao anterior:

    • Comando CIRCLE - ENTER  - seleccionar o ponto 2 - ENTER - ENTER.



    -Apagar o círculo auxiliar anterior a este.
    • Comando ERASE - ENTER


    • Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 4.


    -Fazer uma nova circunferência cujo centro é o ponto 2' e com o mesmo raio que a circunferência anterior.
    • Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 2' - ENTER - ENTER.



    -Apagar o círculo intermédio:
    • Comando ERASE - ENTER.


    - Marcar os pontos resultantes da intersecção dos dois círculos
    • Comando POINT - ENTER.


    -Apagar os dois círculos auxiliares
    • Comando ERASE - ENTER.



    - Terceira recta vertical:
    • Comando CIRCLE  - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1 e o raio também é definido pelo ponto 5.


    -Criar uma nova circunferência com centro 2 e com o mesmo raio da anterior.
    • Comando CIRCLE - ENTER  - o centro da circunferência é o ponto 2 - ENTER - ENTER.



    -Apagar a circunferência criada anterior a esta.
    • Comando ERASE - ENTER.


    • Comando CIRCLE - ENTER - o centro da circunferência é o ponto 1' e o raio é também definido pelo ponto 5.



    -Criamos outra circunferência cujo centro é o ponto 2' e o raio é igual ao da circunferência anterior.
    • Comando CIRCLE - ENTER - seleccionar o ponto 2' - ENTER - ENTER.



    -Apagar o círculo auxiliar criado antes deste último.
    • Comando ERASE - ENTER.



    -Definir os pontos resultantes da intersecção das duas circunferências.
    • Comando POINT - ENTER.



    -Apagar os círculos auxiliares:
    • Comando ERASE - ENTER.


    • Criar um novo layer de nome ''curva'', e torná-lo layer de trabalho.


    • Comando SPLINE - ENTER - FIT - ENTER - seleccionar os pontos pela respectiva ordem demonstrada.




    -Para prolongar a linha azul:
    • Comando OFFSET - ENTER - 1 - ENTER - seleccionar a primeira recta vertical da esquerda e puxá-la para a direita - ENTER.


    Explorámos um novo comando , FILLET, que arredonda e fileta arestas de objectos.
    • Comando FILLET - ENTER -  R(Radius) - ENTER - 0 - ENTER - seleccionar a linha azul e a linha resultante do OFFSET.

    • Criar um novo layer de nome "perfil" e torná-lo layer de trabalho.


    -Criar uma entidade singular que será a origem da hipérbole.
    • Comando BOUNDARY - ENTER - alterar a opção "Polyline" para "Region".


    • Seleccionar um ponto no interior da metade superior da curva da hipérbole - ENTER.



    • Congelar todos os layer à excepção do layer do cubo "0" e do layer "perfil".




    -Alterar a posição do referencial:
    • Comando UCS - ENTER - W - ENTER.



    -Alterar a perspectiva de visualização do objecto:
    • Comando VPOINT - ENTER - (1,-1,2) - ENTER - de modo a alterar a perspectiva de visualização do cubo.


    • Comando REVOLVE - ENTER - seleccionar a entidade roxa - ENTER - seleccionar os pontos pela ordem respecitva - 360 - ENTER.

    • E o resultado do uso desse comando é o seguinte.


    • Comando MIRROR - ENTER - seleccionar a entidade a roxo - ENTER - seleccionar os vértices indicados pela devida ordem.





    -Recorremos ao mesmo comando, MIRROR, e seguimos o mesmo raciocínio para as restantes fases:
    • Comando MIRROR - ENTER
    • Seleccionar o objecto - ENTER
    • Seleccionar os pontos da diagonal contrária à seleccionada anteriormente - ENTER.



    -Alterar a posição do referencial:
    • Comando UCS - ENTER - X - ENTER - 90 - ENTER.


    • Comando MIRROR - ENTER - seleccionar o "objecto" - ENTER - seleccionar os pontos da diagonal de uma das faces pela respectiva ordem indicada - ENTER.


    -E o resultado é o seguinte.



    • Repetir o mesmo processo para as várias diagonais das faces, recorrendo aos referenciais escolhidos.


    - Comando UNION (parra unir todas as entidades):
    • Comando UNION - ENTER - ALL - ENTER - R(Remove) - ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - ENTER
    • Comando SUBTRACT - ENTER - seleccionar o cubo - seleccionar os pratos - ENTER


    • Passagem para o modo de visualização SHADEMODE a fim de melhorar a percepção volumétrica do objecto;
    • Visualização do objecto em 3D através do 3DORBIT.




    Sem comentários:

    Enviar um comentário