terça-feira, 29 de outubro de 2013

Aula 12
25.10.2013

Ponto da situação da aula anterior:



(A última etapa a ser feita foi a eliminação das rectas verticais auxiliares e das circunferências.)


Dois processos para marcar a parábola:
  • Comando SPLINE( cria uma curva definida matematicamente por dois ou mais pontos de controle, quer seja ela quadrática ou cúbica);
  • Pontos de controle da definição da curva.


-1º Método de criação da parábola: ligação do ponto inicial ao ponto final da parábola.


  • Comando LINE - ENTER - ligar o foco ao ponto com mais cota da parábola -  ligar esse ponto a um outro da linha vertical representada, paralelamente à linha horizontal.


  • Desenhar uma circunferência com centro no ponto assinalado a vermelho.



  • Comando Circle - ENTER - seleccionar esse ponto e de seguida outro ponto  aproximadamente a meio da última linha horizontal criada - ENTER.



-Para cortar o que não se pretende:
  • Comando TRIM - ENTER - seleccionar as duas linhas auxiliares que ligam ao centro da circunferência - ENTER - seleccionar a parte do círculo exterior a essas linhas - ENTER.



-Para ligar o ponto à mediatriz da restante porção da circunferência:

  • Comando LINE - ENTER - seleccionar o ponto que era centro da circunferência - midpoint - ENTER - clicar na porção da circunferência que restou, onde é assinalado o seu centro.





  • Clicar no midpoint.




-Para alongar a linha anteriormente criada, até a linha horizontal:
  • EXTEND - ENTER - seleccionar o eixo x - ENTER - seleccionar a bissectriz do ângulo- ENTER.



-Para prolongar a linha ate ao limite da circunferência, criamos uma nova:
  • Comando C - ENTER seleccionar o ponto que representava o centro da circunferência anteriormente criada e atribuir mais ou menos o seguinte aspecto à circunferência a criar.




  • Comando EXTEND - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - seleccionar a bissectriz - ENTER. 



  • Manter apenas os pontos, as xline vertical e horizontal e a linha resultante do prolongamento da bissectriz.



Novo comando: MIRROR - -Criar uma reflexão da linha anterior tendo como eixo de simetria o eixo xO resultado é uma simetria uma vez que, se fosse efectuada uma dobragem pelo eixo, as duas linhas coincidiam.


  • Comando MIRROR - ENTER - seleccionar a linha criada anteriormente - ENTER - indicar dois pontos do eixo x - ENTER (à excepção da origem do sistema).



-Criação de dois layers:
  • "Parábola 1"- vermelha;
  • "Parábola 2"- magenta, layer de trabalho.



-2ºMétodo de criação da parábola:
  •  utilização de três pontos de controle.
  • Comando SPLINE -ENTER - m(method) - ENTER - cv - ENTER - d(degree) - ENTER - 2 - ENTER - ENTER - e especificar os pontos pela ordem atribuída.




  • Resultado



-Para criar a parábola vermelha:
  • Tornar o layer "Parábola1" layer de trabalho.





  •  Comando Spline – ENTER – M(METHOD) - ENTER - F(FIT) - ENTER -  seleccionar o primeiro ponto que se encontra mais acima que os outros - T(TANGENCY) - ENTER - continuar a seleccionar os pontos pela ordem indicada.  Ao indicar o sétimo e último ponto colocamos a opção "tangente" - ENTER. 



  • Novamente definir o layer "parábola2" como layer de trabalho;




  • Comando COPY - ENTER - seleccionar a parábola magenta - ENTER - seleccionar um ponto à esquerda desta - ENTER.



  • Alterar a cor da parábola magenta para azul ciano (comando layer).




  • Comando TRIM - ENTER - seleccionar o eixo x - ENTER - seleccionar a parte da parábola que queremos eliminar - ENTER.



  • VPOINT - ENTER - -1,-1,-2 - ENTER.


  • Tornar o layer "0" layer de trabalho,novamente.




-
Criar uma circunferência auxiliar:
  • Comando C - ENTER - seleccionar o ponto resultante da intersecção das duas XLINE, vertical e horizontal - ENTER - definir um diâmetro qualquer de modo a que a circunferência envolva todos os pontos.



  • Comando TRIM - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - apagar todas as linhas exteriores à circunferência - ENTER.



  • Apagar a circunferência auxiliar.


-Para definir  a malha a criar:
  • Comando SURFTAB1 - ENTER - 17 - ENTER;
  • Comando SURFTAB2 - ENTER - 17 - ENTER;
  • Comando REVSURF (para criar superfícies de revolução) - ENTER - seleccionar a metade da parábola - seleccionar o eixo( indicado pela seta) - ENTER - 0 - ENTER - 360 - ENTER - ENTER.





  • Comando VPOINT - ENTER - -1,-1,-2 - ENTER.


  • Comando SHADEMODE - ENTER.







Sem comentários:

Enviar um comentário