27.09.2013
Iniciámos a aula com a revisão da aula anterior e desactivámos umas opções que se encontram na barra inferior do programa:
-Grid Display;
-Object Snap;
-Dynamic Input.
-No Autocad também é possível alterar a posição do observador através do comando View Point colocando os valores indicados:
- Ponto da situação da aula anterior:
-Para a face com 6 esferas seleccionámos um vector de translação a fim de mover a malha o plano horizontal para o plano da face oposta.
- Comandos: MOVE - ENTER - F(fence) - ENTER.
- ENTER novamente(para seleccionar a malha)
-Para arrastar a malha:
- Carregar com o cursor num vértice do cubo resultante da intersecção de duas linhas e puxar a malha para cima, na perpendicular a essa ponto.
- Comando SPHERE - ENTER - seleccionar o sítio onde queremos a esfera - 1(raio) - ENTER.
- As restantes esferas fiz da mesma maneira :
1.Comando SPHERE - ENTER ;
2.Seleccionar o espaço onde as queremos colocar, ou seja, as 6 intersecções resultantes do cruzamento de 2 entidades;
3.Comando 1 - ENTER.
OU
1.COPY - ENTER - 1 - ENTER
2.Seleccionar o centro da esfera já representada - ENTER;
3.Seleccionar de novo o centro da esfera, já copiada, e deslocá-la para o local pretendido - ENTER.
- Comando OSNAP - ENTER.
- Para representar as esferas das restantes faces do cubo, tive de deslocar a malha paralela ao plano YZ:
- Comando ALIGN - ENTER;
- Seleccionar a malha pois queremos mudar a entidade do plano de origem para outro plano, o de destino.
- Após seleccionar o objecto faz-se ENTER - ENTER e de seguida inserem-se os seguintes pontos:
- O segundo ponto, o ponto de destino é outro vértice da face que contém a identidade e que é também a intersecção do plano de destino, sendo esse o ponto de origem.
Estes dois pontos, definem a charneira.
- O terceiro ponto, de origem, é um dos outros pontos que contém a identidade mas que não é a intersecção do plano de origem. O ponto de destino é então o vértice que é diagonal a esse ponto e que pertence ao plano de origem.
OU SEJA
vermelho: 1º 2º pontos;
azul: 3º e 4º pontos;
verde: 5º ponto:
amarelo: 6º ponto.
Depois de os seleccionar - ENTER.
- A malha passa então para esta face.
-Para representar as 5 esferas na face onde se encontra agora a malha:
- Comando SPHERE - ENTER - seleccionar os pontos de inserção das esferas - 1(raio) - ENTER.
- Devido à simetria existente no cubo, é possível continuar a construção sem recorrer à malha, daí a a apagarmos:
- Comando ERASE - ENTER.
- A face oposta à das 5 esferas é precisamente a de 2 esferas.
- Comando COPY - ENTER;
- Seleccionar as esferas a copiar - ENTER;
- Seleccionar um vértice da face que contém as 5 esferas e seleccionar o mesmo vértice da face de 2 esferas a fim de arrastá-las correctamente através de um eixo criado.
-Para a face de 4 esferas:
- copiar 4 das 5 esferas existentes na face de 5 através do comando COPY - ENTER;
- Seleccionar um vector de translação nulo ao seleccionar 2 vezes o mesmo vértice que pertence à intersecção entre o plano de origem das esferas e o de destino das mesmas - ENTER;
- Comando ROTATE - ENTER - seleccionar as 4 esferas copiadas - ENTER;
- Seleccionar o vértice mais abaixo comum às 2 faces com que estamos a trabalhar - Colocar 90 - ENTER.(que corresponde ao ângulo de rotação.)
- Para a face de 3 esferas:
- O processo é o mesmo, apenas seleccionamos 3 esferas e o ângulo a considerar é -90º.
-Para criar as concavidades características do dado iremos retirar o volume das esferas ao do cubo:
- Comandos: UNION - ENTER - ALL - ENTER - seleccionar uma esfera (para o model space assumir que os modelos tridimensionais criados são uma unidade) - ENTER - R(Remove) - ENTER - seleccionar cubo - ENTER.
- Comando SUBTRACT - ENTER -seleccionar o cubo - ENTER - seleccionar todas as esferas - ENTER.
Primeiramente é seleccionar o cubo pois o AutoCad pede o objecto do qual queremos subtrair e só depois o que queremos subtrair.
- Comando SHADEMODE - ENTER - S(shaded) - ENTER.
-Para retirar o efeito do SHADEMODE:
- Comando U(UNDO) - ENTER.
Agora que o dado a 3D está concluído, restam os desenhos em 2D:
-3 Plantas(Planta 2.5, Planta 5, Planta 7.5)
-2 Cortes (Corte Transversal (T) e Corte Longitudinal (L))
-Para ser possível a criação desses desenhos técnicos criámos 5 novos layers:
- Comando Layer - ENTER - introduzir os layers apresentados na imagem e as respectivas cores.
-Para representar as plantas:
- Tornar o layer "Planta 2.5" layer de trabalho;
- Comando SECTION - ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - XY - ENTER - 0,0,2.5 - ENTER.
(Para as restantes plantas o processo é o mesmo, ficando as coordenadas 0,0,5 e 0,0,7.5 respectivamente para a "Planta 5" e para a "Planta 7.5". À medida que são construídas as plantas há que seleccionar o layer de trabalho correspondente.)
- Para representar os cortes (os planos que irão seccionar o dado são paralelos ao YZ e ZX.)
1. Corte Longitudinal(L)- o plano de secção é paralelo ao YZ:
- Comando SECTION - ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - YZ - ENTER - 5,5,5(centro do dado, onde passará a secção) - ENTER.
2. Corte Transversal(T)- o plano de secção é paralelo ao ZX:
- Comando SECTION - ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - ZX - ENTER - 5,5,5 - ENTER .
Após estar concluído o trabalho em Modelspace, ainda nesta aula começámos o trabalho em Paperspace ou Layout de modo a poder visualizar as várias plantas individualmente em viewports criadas (janelas de visualização).
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