sábado, 12 de outubro de 2013


Aula 4
27.09.2013


Iniciámos a aula com a revisão da aula anterior e desactivámos umas opções que se encontram na barra inferior do programa:
-Grid Display;
-Object Snap;
-Dynamic Input.



-No Autocad também é possível alterar a posição do observador através do comando View Point colocando os valores indicados:





  • Ponto da situação da aula anterior:




-Para a face com 6 esferas seleccionámos um vector de translação a fim de mover a malha o plano horizontal para o plano da face oposta.
  • Comandos: MOVE - ENTER - F(fence) - ENTER.



  • ENTER novamente(para seleccionar a malha)




-Para arrastar a malha:
  • Carregar com o cursor num vértice do cubo resultante da intersecção de duas linhas e puxar a malha para cima, na perpendicular a essa ponto.



  •  Comando SPHERE - ENTER - seleccionar o sítio onde queremos a esfera - 1(raio) - ENTER.





- As restantes esferas fiz da mesma maneira :

    1.Comando SPHERE - ENTER ; 
    2.Seleccionar o espaço onde as queremos colocar, ou seja, as 6 intersecções resultantes do cruzamento de 2 entidades;
    3.Comando  1 - ENTER.


OU 
    1.COPY - ENTER - 1 - ENTER
    2.Seleccionar o centro da esfera já representada - ENTER;
    3.Seleccionar de novo o centro da esfera, já copiada, e deslocá-la para o local pretendido - ENTER.




  • Comando OSNAP - ENTER.






- Para representar as esferas das restantes faces do cubo, tive de deslocar a malha paralela ao plano YZ:
  • Comando ALIGN - ENTER;
  • Seleccionar a malha pois queremos mudar a entidade do plano de origem para outro plano, o de destino. 
  • Após seleccionar o objecto faz-se ENTER - ENTER e de seguida inserem-se os seguintes pontos:
-O primeiro ponto, o de destino, é um vértice da face que contém a identidade e que é também a intersecção com plano de destino , sendo esse o ponto de origem do mesmo;

O segundo ponto, o ponto de destino é outro vértice da face que contém a identidade e que é também a intersecção do plano de destino, sendo esse o ponto de origem.


Estes dois pontos, definem a charneira.


O terceiro ponto, de origem, é um dos outros pontos que contém a identidade mas que não é a intersecção do plano de origem. O ponto de destino é então o vértice que é diagonal a esse ponto e que pertence ao plano de origem. 




OU SEJA



vermelho: 1º  2º pontos;
azul: 3º e 4º pontos;
verde: 5º ponto:
amarelo: 6º ponto.

Depois de os seleccionar - ENTER.







  • A malha passa então para esta face.




-Para representar as 5 esferas na face onde se encontra agora a malha:

  • Comando SPHERE - ENTER - seleccionar os pontos de inserção das esferas - 1(raio) - ENTER.




- Devido à simetria existente no cubo, é possível continuar a construção sem recorrer à malha, daí a a apagarmos:

  • Comando ERASE - ENTER.




- A face oposta à das 5 esferas é precisamente a de 2 esferas. 
  • Comando COPY - ENTER;
  • Seleccionar as esferas a copiar - ENTER; 
  • Seleccionar um vértice da face que contém as 5 esferas e seleccionar o mesmo vértice da face de 2 esferas a fim de arrastá-las correctamente através de um eixo criado.





-Para a face de 4 esferas:
  • copiar 4 das 5 esferas existentes na face de 5 através do comando COPY  - ENTER;
  • Seleccionar um vector de translação nulo ao seleccionar 2 vezes o mesmo vértice que pertence à intersecção entre o plano de origem das esferas e o de destino das mesmas - ENTER;
  • Comando ROTATE - ENTER - seleccionar as 4 esferas copiadas - ENTER;
  • Seleccionar o vértice mais abaixo comum às 2 faces com que estamos a trabalhar -  Colocar 90 - ENTER.(que corresponde ao ângulo de rotação.)




- Para a face de 3 esferas:
  • O processo é o mesmo, apenas seleccionamos 3 esferas e o ângulo a considerar é -90º.



-Para criar as concavidades características do dado iremos retirar o volume das esferas ao do cubo:
  •  Comandos: UNION - ENTER - ALL - ENTER - seleccionar uma esfera (para o model space assumir que os modelos tridimensionais criados são uma unidade) - ENTER - R(Remove) - ENTER - seleccionar cubo - ENTER.



  • Comando SUBTRACT - ENTER -seleccionar o cubo - ENTER - seleccionar todas as esferas - ENTER.


Primeiramente é seleccionar o cubo pois o AutoCad pede o objecto do qual queremos subtrair e só depois o que queremos subtrair.


  • Comando SHADEMODE - ENTER - S(shaded) - ENTER.




-Para retirar o efeito do SHADEMODE:

  •  Comando U(UNDO) - ENTER.


Agora que o dado a 3D está concluído, restam os desenhos em 2D:
-3 Plantas(Planta 2.5, Planta 5, Planta 7.5)
-2 Cortes (Corte Transversal (T) e Corte Longitudinal (L))

-Para ser possível a criação desses desenhos técnicos criámos 5 novos layers:
  •  Comando Layer - ENTER - introduzir os layers apresentados na imagem e as respectivas cores.



-Para representar as plantas:

  • Tornar o layer "Planta 2.5" layer de trabalho;
  • Comando SECTION - ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - XY - ENTER - 0,0,2.5 - ENTER.

 (Para as restantes plantas o processo é o mesmo,  ficando as coordenadas 0,0,5 e 0,0,7.5 respectivamente para a "Planta 5" e para a "Planta 7.5". À medida que são construídas as plantas há que seleccionar o layer de trabalho correspondente.)






- Para representar os cortes (os planos que irão seccionar o dado são paralelos ao YZ e ZX.)



1. Corte Longitudinal(L)- o plano de secção é paralelo ao YZ:
  • Comando SECTION - ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - YZ - ENTER - 5,5,5(centro do dado, onde passará a secção) - ENTER.



2. Corte Transversal(T)- o plano de secção é paralelo ao ZX:
  • Comando SECTION - ENTER - seleccionar o cubo - ENTER - ZX - ENTER - 5,5,5 - ENTER .




Após estar concluído o trabalho em Modelspace, ainda nesta aula começámos o trabalho em Paperspace ou Layout de modo a poder visualizar as várias plantas individualmente em viewports criadas (janelas de visualização).

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