quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aula 3
25.09.2013

Iniciámos a aula por visualizar a página do professor: http://home.fa.utl.pt/~lromao/2013_14/turma_aa_20132014_srda.html.



No AutoCad começámos por fazer a distinção das diferentes áreas de trabalho


  •  Model Space ou Paper Space - onde iríamos desenvolver o trabalho.




  •  Layout(para desenhos 2d)





Demos início a um novo exercício no ModelSpace:
-Criação de um objecto tridimensional, um dado, com 10 unidades de aresta. Realizar posteriormente, secções, cortes e plantas (ter em conta que a soma do número das esferas dos lados opostos é sempre 7.)



  • Comando VPOINT - ENTER- 1,-1,1 - ENTER. Deste modo é assumida a posição indicada, de modo a definir um eixo axonométrico(x,y,z).



  •  Comando BOX - ENTER - 0,0,0 - ENTER.



-Uma vez que se pretendia um cubo com 10unidades de aresta, introduz-se o segundo ponto:

  • 10,10,10 - ENTER, de modo a definir a diagonal do cubo para a sua posterior criação.


  • Comando Zoom - ENTER - Extents - ENTER.



  • Comando SHADEMODE - ENTER - X(X-Ray) - ENTER



- Para desfazer o SHADEMODE:
  • Comando  U(UNDO) - ENTER 



 - Para alterar a perspectiva de visualização do cubo:
  • Comando 3D ORBIT - ENTER 


- Para a criação do dado começámos por representar uma malha composta por linhas horizontais e verticais:
  • X-Line - ENTER - V - ENTER - 0,0 - ENTER (linhas verticais.)
  • X-Line - ENTER - H - ENTER - 0,0 - ENTER (linhas horizontais.)



 Deste modo criaram-se duas linhas infinitas no espaço e é a partir destas que criaremos outras tantas paralelas que constituem a malha.


-A Malha tem 2.5 unidades entre cada linha:
  •  Comando OFFSET - ENTER - 2.5 - ENTER - carregar sobre a linha infinita criada anteriormente e de seguida sobre a linha que surgiu e assim sucessivamente, de modo a haver uma multiplicação de linhas que criem a tal malha que nos ajudará na colocação precisa das esferas do dado.





-Malha final



- Para a colocação precisa das esfera visualizámos o dado em planta:
  • Comando PLAN - ENTER - ENTER




- Esta face é a que contém apenas uma esfera. Para introduzí-la:
  • Comando SPHERE - ENTER - 5,5,0(coordenadas do ponto onde a queremos colocar) - ENTER - 1(raio da esfera) -  ENTER.


- Visualização do dado em 3D:
  • Comando 3D ORBIT - ENTER.



Outros comandos abordados na aula:



  • OSNAP-restringe o movimento do cursor;


  • QUADRANTE-medir o ângulo entre 2 linhas ou 3 pontos.


Sem comentários:

Enviar um comentário